
Processo de Admissão Digital
Objetivos da implantação do BPMS no processo de admissão digital
- Criação de uma plataforma que execute o processo “onboarding” – admissão de novos funcionários e carregamento de todos os documentos de admissão (contrato de trabalho, termos de compromisso, etc.);
- Ferramenta com personalização para permitir adequações para outras empresas;
- Ter uma plataforma com todo o processo de admissão digital, sem formulários escritos a mão, cópias de documentos e prontuários manuais.
O resultado, a partir daí, foi o prontuário dos funcionários totalmente digital.
Diferenciais
- A Plataforma possui área de personalização de documentos obrigatórios e opcionais;
- Toda a gestão do processo e documentação é feito dentro da plataforma;
- As interfaces dos usuários (front end) foram desenvolvimentos da Quality Way. Ora o usuário acessa diretamente a ferramenta BPMS Lecom, ora a plataforma QW, conforme a necessidade do processo;
Os Desafios do Projeto de Admissão Digital
- Fazer um processo robusto que, ao mesmo tempo, permitisse a personalização para cada cliente;
- Entender os principais pontos do processo, o que é padrão, e o que poderia ser flexibilizado;
- Possibilitar/facilitar o processo de assinatura digital para todos os documentos, já que está atrelado a plataforma de certificação digital da empresa.
Primeiros Resultados
- 410 instâncias de processos efetivadas;
- 290 processos onboarding;
- 120 processos de assinaturas.
Palavra de Consultor
“A implantação do BPMS no RH é uma evolução sem precedentes para esta área. Empresas que ainda não estão funcionando dessa forma precisam repensar seus processos. Vi claramente o quanto muitos negócios gastam com armazenagem externa de documentos e prontuários de funcionários. Neste novo processo tudo é digital. O novo funcionário não precisa ir a empresa levar documentos, envia tudo por acesso a ferramenta, o que é muito bom! A empresa, ganha agilidade, reduz custos de armazenagem, evita perdas de documentos e dispensa colaboradores da gestão deste tipo de processo manual.” Luiz Rinke.




