A Transformação Digital das empresas possui um leque de ferramentas que podem potencializar os resultados dos negócios.  A partir da análise estruturada de dados, do aprendizado constante das ferramentas de inteligência artificial e machine learning, é possível identificar oportunidades e antecipar tendências. Observar tendências ajuda a empresa a entender que direção o mercado está tomando, se adaptar rapidamente e seguir as práticas que trazem resultados diferenciados.

“A inovação é o diferencial das empresas que são capazes de antecipar oportunidades e persegui-las, antes que os outros o façam”.

BI - Business Intelligence

É um conjunto de teorias, metodologias, processos, tecnologias e estruturas que transformam grandes quantidades de dados em informações fundamentais para  a gestão das empresas. O objetivo principal é interpretar e analisar dados e informações para identificar oportunidades ou riscos ao negócio. A ferramenta de BI possibilita:

  • suporte ao planejamento estratégico construindo vantagens competitivas sustentáveis, que agregam valor ao negócio;
  • auxilia na identificação de mudanças de comportamento e tendências;
  • confere maior velocidade e qualidade na tomada de decisão, potencializando a eficiência das operações;
  • tomada de decisões baseadas em evidências;
  • permite visão geral da empresa;
  • facilidade de visualização de análises e relatórios;
  • decisão pensada, estratégica e inteligente,  poupa tempo e esforços;
  • monitoramento dos resultados, etc..

AI - Inteligência Artificial

O avanço tecnológico permitiu que sistemas simulem uma inteligência similar a humana, programando-o com ordens específicas para tomar decisões de forma autônoma, apoiado em dados digitais. As máquinas são capazes de aprender, perceber e decidir quais caminhos seguir, de forma racional, diante de determinadas situações. A inteligência artificial utiliza o armazenamento de informações, faz o cruzamento delas e aponta o comportamento comum dos dados.

Uma aplicação clara da AI são os chatbots. Com esta tecnologia, comportamentos são mapeados com maior facilidade, análises minuciosas, através da varredura ágil de inúmeras informações e documentos, viabilizam a visualização de oportunidade que, durante o dia-a-dia da empresa, seguramente passariam desapercebidas.

Machine Learning

Machine Learning é uma tecnologia onde o computador tem a capacidade de aprender através de dados, observações e interações com o mundo. É um tipo de programa que melhora automática e gradualmente em função das experiências a que é exposto. Este conhecimento adquirido permite  generalizar corretamente novos eventos e tendências. Oferece diferencial para as empresas que precisam manusear grande número de dados, atuando com algoritmos e modelos para prever resultados, auxiliando a entender as sutis mudanças de comportamento, preferências e satisfação dos clientes. Permitem previsões precisas para suportar mudanças nos negócios.

Analytics

Analytics é uma ferramenta que permite criar relatórios e visualizações de informações de forma rápida, fazer correlações, identificar exceções, tendências, fazer previsões e compartilhá-las. 

  • Painéis interativos, BI e análises
  • Compartilhamento de informações por diferentes canais;
  • Visualizações inteligentes;
  • Permite importar seus próprios dados, juntar tabelas, aplicar funções básicas apenas com um arrastar e soltar;
  • Relatórios e painéis dinâmicos.

Assuntos Relacionados