Tecnologias no RH
O avanço da tecnologia sempre teve um efeito dúbio nas pessoas. Ao mesmo tempo em que as novas ferramentas foram nos ajudando a automatizar tarefas repetitivas e braçais, nos libertando para dedicar mais tempo às atividades de planejamento e estratégia, também foi gerando o receio de que, com o tempo, cada vez mais trabalhadores poderiam ser substituídos por máquinas, softwares e aplicativos, gerando um crescente desemprego.
A novidade mais recente foi o alardeado lançamento do ChatGPT, uma ferramenta online de conversação e Inteligência Artificial desenvolvida pela empresa norte-americana OpenAI, que lançou uma versão gratuita e aberta ao público em novembro de 2022.
Apesar do burburinho global, no entanto, por enquanto o ChatGPT é um banco de dados que não está conectado à internet e está atualizado apenas até setembro de 2021. Mesmo assim, é uma novidade e tanto e merece atenção, pois será aprimorado e vai fazer diferença na vida e no trabalho de muita gente.
As tecnologias no RH – ou melhor, Gestão de Pessoas – não é diferente. Os últimos avanços tecnológicos e a pandemia de COVID-19 mudaram profundamente a relação das pessoas com o trabalho.
O estudo “The Journey to 2030”, da Deloitte, aponta que 77% dos funcionários americanos que trabalham remotamente dizem que são mais produtivos quando trabalham em casa, 80% deles dizem que o trabalho remoto é menos estressante e 53% consideram o horário flexível como o maior benefício. A mesma pesquisa mostra que 79% dos funcionários que confiam muito em seu empregador se sente motivado para trabalhar, enquanto apenas 29% dos que não confiam em seu empregador se sentem motivados.
O futuro do trabalho e o RH estratégico
Os dados acima mostram uma mudança no perfil da força de trabalho e nas relações entre empregador e empregado à qual as áreas de Recursos Humanos devem ficar atentas.
Novos valores, além do salário e benefícios, estão ganhando mais espaço e peso na hora de aceitar e se manter em um emprego, como questões relacionadas à diversidade e inclusão, sistemas de trabalho híbridos, bem-estar, atração e retenção de talentos, benefícios personalizados, estratégias de remuneração equitativas e governança corporativa.
Uma pesquisa do Gartner com mais de 800 líderes de RH em 60 países mostrou que as prioridades da área para 2023 são a eficácia da liderança e gestão, a mudança organizacional, a experiência do funcionário, o recrutamento e o futuro do trabalho.
Uma liderança humanizada, mais empática, autêntica e adaptável também está entre as tendências apontadas no estudo, mostrando que, para utilizar tecnologias no rh para automatizar processos como seleção, onboarding (integração) e offboarding (desligamento), treinamentos e avaliação de desempenho, entre outros, é preciso estar atento não só à eficácia das tecnologias aplicadas para automatizar esses processos, mas também à humanização, à personalização e à atenção dada a cada colaborador da empresa para que ele não se sinta apenas “mais um”, recebendo um tratamento mecânico, frio e que vai gerar uma experiência negativa. Nada pode substituir uma conversa ou uma entrevista presencial em um processo de seleção ou de avaliação, só para citar um exemplo.
Desburocratização do RH
Voltando ao ChatGPT, a ferramenta pode ser usada pelos profissionais de Gestão de Pessoas para ajudar a montar descritivos de cargos, pré-requisitos para vagas abertas, criar roteiros de entrevistas com candidatos, elaborar trilhas de treinamento, redigir comunicados e desenvolver questões para avaliar candidatos em processos seletivos, entre outras funções.
Com isso, os profissionais da área ficam mais livres para pensar em questões estratégicas, como a cultura e o clima organizacional, os aspectos a considerar nas avaliações de desempenho, a definição de métricas e indicadores de RH, os planos de sucessão, atração e retenção de talentos e muitas outras questões.
O estudo “Modelos Operacionais de RH”, da consultoria Mercer, realizado com 857 pessoas em 39 países – 200 respondentes no Brasil -, apontou que 43% dos profissionais de RH ainda estão presos a atividades operacionais e burocráticas.
Mesmo com o surgimento e a proliferação de tecnologias e novas ferramentas, apenas entre 5% e 7% do trabalho burocrático da área foi automatizado nos últimos anos. Menos de 20% das empresas utilizam aplicativos e sistemas que permitem aos gestores e colaboradores consultar informações e fazer solicitações de forma autônoma.
É preciso que os profissionais de RH se envolvam mais ativamente com essas tecnologias para aproveitar as ferramentas que já existem, pois é a única forma para dedicar menos tempo ao operacional e mais à parte estratégica.
Já existem tecnologias disponíveis para isso, o que falta é dialogar com os profissionais de TI de igual para igual, saber quais ferramentas solicitar e aprender a utilizar esses recursos da forma mais eficiente.
O que pode ser automatizado
Inúmeros processos de RH podem e devem ser automatizados, liberando talentos e tempo de tarefas repetitivas, promovendo a desburocratização do RH. Entre os principais, estão a gestão de documentos, a admissão e os pagamentos.
A gestão de documentos feita manualmente é uma das atividades que mais toma o tempo do profissional de RH, já que a área lida com um grande volume de documentos confidenciais. Já o antigo processo de admissão analógico pode ser substituído pela admissão digital, com um sistema intuitivo e fácil de ser usado pelos colaboradores, garantindo a entrega dos documentos digitalizados e eliminando toda a papelada da contratação.
Por sua vez, o pagamento automático não permite atrasos no recebimento do salário pelo colaborador, e pode ser configurado de acordo com as informações estabelecidas pelos gestores, como data, valor, descontos etc.
As possibilidades são imensas e só tendem a se multiplicar daqui por diante. Nos próximos artigos, vamos nos aprofundar um pouco mais em algumas tendências no mundo do trabalho, mostrar o que pode ser automatizado e de que forma implementar essas tecnologias na sua empresa, tornando o RH mais estratégico.
A Quality Way dá todo o apoio às empresas em todas as fases de automatização do RH, desde o diagnóstico e avaliação inicial até a implementação de soluções sob medida para cada caso.
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