Conforme você já leu em nosso artigo sobre o ESG e o SAQ 5.0, a sigla ESG, iniciais de “Environmental, Social e Governance” significa boas práticas ambientais, sociais e de governança, e é uma cultura que está sendo cada vez mais cobrada das empresas e da sociedade em geral, devido às mudanças climáticas, à urgência de combater as desigualdades sociais e todo tipo de discriminação e à necessidade de empresas e instituições terem mecanismos de controle para evitar corrupção, suborno e crimes do tipo. O tema vem ganhando cada vez mais relevância, já que as empresas estão sendo pressionadas por investidores, reguladores e consumidores a se tornarem mais responsáveis social e ambientalmente.
No caso da indústria automotiva, a adoção de práticas ESG é mensurada por meio do questionário SAQ 5.0, uma avaliação de sustentabilidade que mensura os aspectos relacionados a Gestão, Direitos Humanos e Condições de Trabalho, Saúde e Segurança, Ética nos Negócios, Meio Ambiente, Gestão Responsável da Cadeia de Suprimentos e Fornecimento Responsável de Matéria-Prima. A iniciativa é organizada pela Drive Sustainability, uma parceria entre grandes players do setor automotivo e que visa impulsionar a sustentabilidade em toda a cadeia de suprimentos automotiva.
Quality Way no SAQ 5.0 na EDAG
A Quality Way apoiou o projeto SAQ 5.0 na EDAG do Brasil, fazendo um trabalho de levantamento dos “gaps” em quesitos onde a empresa poderia melhorar sua pontuação no questionário SAQ 5.0, já que muitas vezes os clientes exigem um nível mínimo para continuar a fazer negócios com a empresa.
O Grupo EDAG foi fundado em 1969 na Alemanha, possui mais de 60 filiais em 18 países e mais de 8 mil funcionários. A empresa fornece serviços de engenharia de mobilidade e soluções integradas para a indústria automotiva, desenvolvendo projetos de engenharia de veículos, softwares, digitalização, sistemas integrados, toda a parte elétrica e de segurança e projetos de plantas de produção.
No Brasil, a EDAG está há 31 anos, têm sede em São Bernardo do Campo (SP), emprega mais de 200 funcionários e tem entre seus clientes Ford, GM, Volkswagen, BMW, Volvo e Nissan.
Na entrevista abaixo, o Diretor de Engenharia de Manufatura da EDAG do Brasil, Stefan Schramm, conta como foi o processo de preenchimento do questionário SAQ 5.0 e como a Quality Way ajudou a empresa a melhorar sua pontuação na plataforma. Confira!
Qual o histórico das práticas ESG na EDAG? Isso já fazia parte da cultura da empresa?
Stefan Schramm – Sim, sempre tivemos práticas de sustentabilidade e ESG, nos aspectos social, ambiental, direitos humanos e também de governança e compliance, inclusive já possuímos várias certificações ISO nessa área. Entretanto, algumas dessas práticas não estavam devidamente documentadas. O questionário SAQ 5.0 exige que você documente tudo isso, explique e prove como faz, demonstre o treinamento dos funcionários, entre outros aspectos mais detalhados. Não só os governos, mas também as montadoras estão exigindo várias dessas práticas e a documentação dessas práticas. Na Europa, estão se criando leis exigindo isso.
A empresa já tinha feito o SAQ 4.0, certo? O que motivou essa atualização para o SAQ 5.0 na EDAG?
A Volkswagen exigiu da EDAG o SAQ 5.0, inclusive estabelecendo uma pontuação mínima e um prazo, para continuarmos a fornecer para eles. Essas pontuações são estabelecidas pelos clientes para os fornecedores continuarem a serem parceiros das montadoras. Nós já tínhamos uma boa pontuação na versão 4.0, mas, ao migrar para a 5.0, é como subir a régua. Como alguns critérios mudam e as exigências aumentam, a simples migração da versão 4.0 para a 5.0 nos fez cair na pontuação. Ficamos abaixo da pontuação mínima exigida pela VW no Brasil, e além disso eles deram um prazo relativamente curto para nos adequarmos.
Em que momento a Quality Way entrou no projeto, e como ela ajudou a EDAG?
Nós já tínhamos trabalhado com a QW em outros projetos, e os consultores da empresa conheciam a maioria dos temas do SAQ. Nós sabíamos onde estávamos na 4.0, mas eles nos ajudaram a ver o que tínhamos que fazer para atingir a pontuação mínima nos principais quesitos, fazendo um “gap analysis” para a nova versão. Foi feito um estudo de cada seção / critério, verificando em quais aspectos era possível elevar a pontuação, por meio do detalhamento das práticas, ou de comprovação via documentação, e fomos priorizando o que era mais importante e exequível dentro do prazo exigido, desenhando um plano de ação para chegar lá.
Quais as principais dificuldades?
As dificuldades, no caso de uma multinacional, estão relacionadas à comunicação e padronização dentro do grupo, entre as várias filiais no mundo todo. Cada filial tem que fazer a sua qualificação no questionário, e na migração para a versão 5.0 foi tudo um pouco corrido, no início. Mas, com a coordenação da matriz na Alemanha e a consultoria da Quality Way, nós conseguimos finalizar o processo em aproximadamente três meses.
Como você avalia a experiência e os resultados obtidos?
Além de conseguirmos evoluir e melhorar nossa pontuação nos quesitos exigidos no SAQ 5.0, a experiência foi a melhor possível, porque um bom “efeito colateral” desse trabalho é que ele faz você rever processos internos, padronizações, documentações, sistema de gestão etc. Você acaba passando um pente fino em toda a empresa, revê com olhar crítico e atualiza uma série de processos e também repensa algumas áreas, às vezes. É um bom exercício para avaliar reestruturações, checar se o prédio, as instalações e os equipamentos estão de acordo.
Sem a Quality Way, vocês acham que teriam conseguido fazer esse trabalho?
Sim, até teríamos feito, mas tentar fazer isso sozinho levaria muito mais tempo, consumiria muito mais recursos e mão de obra. O diagnóstico e o “gap analysis” que os consultores fizeram nos ajudou muito a ser mais assertivos, a focar nos itens mais importantes, a conseguir fazer a adequação em menos tempo e com menos recursos. Outro detalhe é que o questionário é muito detalhado e envolve várias áreas da empresa, você pode estar bem pontuado em uma seção e não em outras, então tem que mobilizar várias pessoas. É bem mais complicado fazer isso sem ajuda.
O que você diria às empresas do setor que estão planejando responder o questionário SAQ 5.0?
Comece com antecedência, não deixe para a última hora, porque leva tempo. Se você não tem experiência, contrate uma consultoria, caso contrário, vai perder tempo, dinheiro e energia. Busque ajuda!
Entenda o que é o SAQ 5.0
O que é
O SAQ 5.0 é um questionário/ plataforma de avaliação em sustentabilidade (ESG) específico para empresas do setor automotivo. Não é uma certificação.
Como funciona?
Depois de responder um questionário detalhado, é gerado um relatório de classificação com uma pontuação (em %), em cada seção, e no geral. À medida que a empresa vai respondendo, podem ser solicitadas evidências e documentos que comprovem as práticas descritas.
Quais são os aspectos avaliados no questionário?
A pontuação geral é o conjunto de pontuações em cada seção de sustentabilidade que compõem o SAQ 5.0. As várias perguntas do questionário estão agrupadas em sete seções: administração da empresa, direitos humanos e condições de trabalho, saúde e segurança, ética empresarial, meio ambiente, gestão responsável da cadeia de suprimentos e fornecimento responsável de matérias-primas.
Como é a classificação?
A classificação SAQ 5.0 fornece um indicador de desempenho em comparação com os padrões da indústria, e também uma referência de desempenho em comparação com a indústria e país de localização. Não há uma “nota mínima” ou pontuação a ser atingida. Essa pontuação pode ser estabelecida por cada cliente a cada uma das empresas fornecedoras, e pode variar de país para país.
Saiba mais: https://supplierassurance.com/saq
https://www.drivesustainability.org/saq-5-0/