A habilidade de um empresa em produzir produtos de qualidade, ao preço certo, no tempo certo é fortemente influenciada pela capacidade de seus fornecedores. Esta dependência em relação a cadeia de fornecimento exige um programa de qualidade para seleção e desenvolvimento desta. A qualidade desta rede afeta diretamente sua empresa, seus clientes e, consequentemente, sua marca.
“O desempenho esperado de seus fornecedores deve estar alinhado às metas globais e estratégia competitiva de sua empresa”.
O objetivo de um programa de seleção e desenvolvimento de fornecedores é reduzir não conformidades, garantir entregas, reduzir custos, eliminar desperdícios, ampliar a qualidade dos produtos e serviços, ter uma base confiável de fornecimento e fomentar relacionamentos de longo prazo. O processo propicia ganho mútuo produzindo resultados para todas as empresas envolvidas.
O desenvolvimento de fornecedores deve seguir um programa específico de qualidade definido pela empresa e pode ser complementado com algumas normas de sistemas de gestão, conforme o setor de cada empresa. Neste sistema de avaliação de fornecedores, alguns indicadores básicos são:
- Cumprimento de prazos;
- Fornecimento de itens com qualidade;
- Preço competitivo;
- Flexibilidade diante de alterações;
- Boas referências;
- Apoio técnico;
- Estabilidade financeira;
- Gestão por Indicadores de qualidade, pontualidade, lide time, tempo de resposta, custos, etc..
- Máxima retenção e ampliação de conhecimento por parte dos fornecedores;
- Aprimoramento da qualificação dos profissionais de qualidade em toda cadeia de fornecedores;
- Atendimento as requisitos do modelo de programa do cliente;
- Aprimoramento do produto final do cliente e de seus fornecedores;
- Resultados reais a curto e longo prazo pela aplicação da metodologia, monitoramento e melhoria contínua.
Etapas do Processo de Desenvolvimento de Fornecedores
Definição do Modelo
. Elaboração do Modelo - conceito, requisitos necessários, documentação, padronização de formulários, definição dos indicadores de qualidade, sistemática de seleção e acompanhamento dos fornecedores, análise de eficácia;
. Validação do Modelo - ajustes necessários e consolidação.
Diagnóstico dos Fornecedores
. Definição dos grupos de fornecedores a serem avaliados;
. Apresentação do Modelo e avaliação da prontidão para a mudança;
. Diagnóstico - visita às instalações, identificação dos "gap's", análise dos dados internos, definição de metas para ajuste e plano de ação. .
Treinamento Teórico
. Treinamento para a equipe responsável pela implantação do modelo.
Monitoramento e Treinamento "On the Job"
. Auxilio na implantação do modelo;
. Acompanhamento do plano de implantação;
. Análise de eficácia - metas atingidas;
. Treinamento das equipes internas.
Auditoria do Modelo e de Manutenção
. Avaliação da implementação do modelo e das metas atingidas;
. Proposição de correções e ajustes;
. Avaliação periódica da manutenção do modelo e melhoria contínua.