Estratégia para Transformação Digital de sua empresa

A Transformação Digital já pode ser considerada um componente estratégico, sendo possível sua aplicação em praticamente todos os processos e atividades de uma empresa. A evolução conferida pelas tecnologias digitais torna a maioria das organizações dependentes desta inserção para darem manutenção a sua competitividade.

Os recentes avanços em tudo o que é digital estão eliminando barreiras e criando novas e incríveis possibilidades na vida das pessoas e empresas. Seu negócio deseja previsões, análises e decisões significativamente melhores em áreas estratégicas? Veja o Big Data, BI, AI, etc.. Precisa otimizar processos, ganhar agilidade, eliminar erros, reduzir custos? BPMS, RPA e muitas outras tecnologias digitais estão ao seu dispor.

As empresas reconhecidas como referencias digitais estão usando as tecnologias disponíveis para impulsionar significativamente sua lucratividade, produtividade e desempenho. Estas se sobressaem tanto nas capacidades digitais quanto nas lideranças e este é um forte ponto de apoio e diferencial.

Considerando-se que a digitalização é a capacidade da empresa em criar valor a partir da otimização de processos via tecnologias digitais, identifica-se que negócios evoluem de forma cada vez mais acelerada. Esse é o processo de ruptura digital sobre o qual precisam ser definir planos, estratégias e modelos de negócios atuais e para o futuro.

As estratégias das empresas digitais segundo Waill e Woerner (2019)

Entender as características e perfis de sua empresa é fundamental para poder estabelecer a melhor estratégia de inserção digital. Segundo os autores acima, esta estratégia pode ser de:

  • Convergência, na qual a empresa normalmente estabelece uma estrutura única, comandada por um executivo, para liderar a jornada digital;
  • Coordenação, na qual a empresa estabelece comitês para deliberar e acompanhar as iniciativas da jornada;
  • Cadeias de Valor Individuais, para negócios que possuam várias unidades. As iniciativas ficam sob responsabilidade das localidades, em uma atuação descentralizada;
  • Empresas Maduras que direcionam sua jornada de Transformação Digital através da cultura, sendo ela a catalizadora das ações. Estas empresas aceitam riscos e fomentam experimentação, além de possuírem alta colaboração entre as equipes e estimularem o aprendizado contínuo.

A decisão sobre a estratégia digital também deve considerar:

  • Motivações que a empresa tem para empreender a Transformação Digital;
  • Qual a visão de futuro e objetivos da Transformação Digital para a empresa e
  • Quais as habilidades atuais e respectivos desafios a empresa pretende enfrentar.

Nesta aspecto, Weill e Woerner (2019, p29) propõem questões chaves que podem ser respondidas e servem como alavanca para a criação do plano de inserção digital.

  1. Ameaça Digital – qual é a ameaça digital e a oportunidade para seu negócio?
  2. Modelo Digital de Negócio – qual modelo digital é melhor para o futuro de sua empresa? Aqui você deve ter como alvo o modelo que deseja construir, como quer ser reconhecido;
  3. Vantagem Competitiva – qual é a vantagem competitiva digital? Identificar qual é a fonte de sua vantagem competitiva;
  4. Tecnologias Móveis, IoT, AI, etc. – como se conectar usando estas e outras tecnologias? Determinar como utilizará as tecnologias para criar valor;
  5. Capacidade Digital – as capacidades para gerar a mudança na empresa estão disponíveis?
  6. Pessoas e Cultura – a liderança para fazer acontecer está disponível? Desenvolver líderes e investir na cultura digital. 

Definida a Estratégia, por onde começar?

A vantagem das atividades digitais vai além das excelentes ferramentas, trata-se de uma combinação de pessoas, processos e tecnologias interligadas de maneira a ajudar a empresa a superar seus concorrentes. Chame isso de alto engajamento! Se você entende o poder das atividades transformadas pela mudança digital, será capaz de criar uma vantagem operacional que poucos poderão copiar.

Então, ao buscar oportunidades para transformar atividades, não pense simplesmente nas tecnologias, pense nas restrições com as quais sua empresa convive, o quanto elas já caíram na adaptação de todos. Pense se as novas tecnologias podem torná-las radicalmente diferentes. É aí que você poderá descobrir as melhores oportunidades. Tente encontrar gargalos e ineficiências em seus processos e considere repensar suas atividades sob nov ótica.

Envolva as equipes, eles conhecem perfeitamente os problemas do dia-a-dia que poderão ser superados, otimizados, solucionados pela tecnologia digital, engaje-os!

Investimento Seguro, Retorno Rápido e Diferenciação

A Transformação Digital tem estado presente nos planos de muitos executivos, sendo visualizada como uma oportunidade para otimização dos resultados empresariais. Os resultados começaram a ser notados mundialmente a partir de 2017, quando empresas conectaram a Jornada de Transformação Digital às suas Estratégias Corporativas e estes apareceram, inclusive no valuation das empresas.

Um estudo global realizado pela Dimensional Research a pedido da Dell, com 631 profissionais de TI em empresas com mais de mil funcionários, identificou que 97% deles têm investido em soluções voltadas à Transformação Digital dos negócios.

Porém, mais do que investir, a preocupação no ambiente corporativo é sobre o retorno dos investimentos. No que se refere aos projetos de transformação digital os resultados são conquistados rapidamente. Segundo Vasconcellos, Diogo (2020), pesquisa feita com 25 empresários brasileiros sobre o tempo de retorno de investimento digitais, indica que mais de 60% dos respondentes esperam resultados entre 1 e 3 anos e que 67% destes afirmaram que foi possível obter resultados mensuráveis e quantificáveis no curto prazo (12 meses), sugerindo o sucesso nas suas iniciativas.

Outro dado importante referente ao retorno das empresas é apresentado na pesquisa da MacKinsey & Company – “Transformação Digital no Brasil: insights sobre o nível de maturidade digital das empresas no país” (2018/2019) que destaca que os líderes em maturidade digital no mundo apresentam desempenho superior, com taxa de crescimento de Ebitda até 5 vezes maior em comparação às demais empresas. No caso brasileiro, a pesquisa com 124 empresas indicou um efeito muito próximo, os líderes digitais brasileiros também alavancam seu Ebitda 3 vezes mais que as demais empresas.

As Pessoas na Organização

A jornada da Transformação Digital afeta a organização nos aspectos do trabalho, das lideranças e dos colaboradores.

  • Complexidade – disponibilidade de grande volume de dados e informações para serem analisados;
  • Tecnologias – máquinas, equipamentos e softwares diversos para execução das rotinas diárias;
  • Comunicação – maior interação e colaboração pelos diversos recursos de contato;
  • Novas Competências – boa desenvoltura com tecnologias digitais e capacidade de se adaptar às mudanças;
  • Líderes Digitais – com capacidade de inovação, de análise de dados e foco no engajamento dos clientes.

Por estes e outros motivos, a Estratégia de Mudança deve considerar prioritariamente o engajamento das pessoas usando práticas importantes como:

  • Comunicação – informar antecipadamente sobre mudanças e tecnologias a serem utilizadas;
  • Treinamento – criar ambiente de aprendizado e treinar nas novas ferramentas;
  • Feedback – ter mecanismos para retroalimentar a mudança e fazer os devidos ajustes, incluindo a trajetória das resistências;
  • Capacitar as lideranças para engajar, mostrar a visão de futuro, deixar claro aonde se quer chegar;
  • Recompensar pelos avanços atingidos.

As empresas digitais mostram como resultado da transformação uma empresa mais ágil, flexível e descentralizada, o que confere forte impacto na cultura, maior colaboração, interação entre áreas e experimentação.

Portanto, falar sobre Estratégia de Transformação Digital não é explanar sobre tecnologia, é estruturar uma mudança, que não é uma opção, mas sim, uma decisão de quando e como. É condição fundamental para a manutenção da competitividade através da inovação, eficiência operacional, redução de custos e otimização constante.

Boa Jornada!

Fontes
  • MacKinsey & Company – ” Transformação Digital no Brasil: insights sobre o nível de maturidade digital das empresas no país”, 2018/2019;
  • Weill, P.; Woerner, S.L. – “Qual o seu Modelo Digital de Negócio?” São Paulo:M. Books do Brasil, 2019;
  • Vasconcellos, Diogo – ” Transformação Digital – Percepções e Ações no Contexto Brasileiro: o que os executivos das empresas atuantes no Brasil entendem por Transformação Digital”, 2020.

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